Então meus amigos, vamos para alista mais difícil feita por mim até agora. Esse ano foi absurdo em relação a shows. Em apenas um mês, tivemos Iron Maiden, Metallica, Slayer, Alice In Chains, Megadeth e Black Sabbath, entre outros. Quem mora em São Paulo ainda viu Anthrax, Ratt, Testament, Saxon, Accept e Kreator (nesse eu me fiz presente), para ficar em alguns exemplos. Mesmo com tudo isso, quem mora no Rio não tem do que reclamar. Vamos ao meu top:
10-Angra-Rio De Janeiro-Circo Voador- 28/07/13
O Angra já passou por inúmeras trocas em sua formação. Muitos juravam que a saída de Andre Matos seria o fim da banda, que ainda lançou duas grandes obras com Edu Falaschi nos vocais. Ele saiu, e a banda passa agora por mais uma grande mudança de rumo. Foi chamado o italiano Fabio Lione, e antes de um novo disco, a banda decidiu realizar algumas apresentações para celebrar os 20 anos do clássico Angels Cry. A 1a data foi aqui, e o Angra provou que ainda tem muito a nos oferecer. Clássicos como Angels Cry, Time, Nothing To Say, Nova Era e Lisbon ainda merecem ser tocados, junto com um novo disco. Fabio se adaptou muito bem ao posto, o futuro da banda esta todo ai. Só depende deles, porque a nova formação já deu liga.
9-Megadeth-Rio De Janeiro-Praça Da Apoteose- 13/10/13
O Megadeth veio mais uma vez ao Brasil, dessa vez abrindo para o Black Sabbath. O set foi curto, e absolutamente certeiro. Grandes clássicos do Thrash, do nível de Tornado Of Souls, In My Darkest Hour e Holy Wars já valeriam uma noite normal. Aquela ainda guardaria grandes emoções. Mustaine mudou muito, parece um cara muito mais feliz com a vida. Um show do Megadeth é sempre bem vindo, esperamos um breve retorno ao Rio.
8-Sodom-Rio De Janeiro-Teatro Odisseia-17/04/13
Finalmente, a grande lenda do Thrash alemão se lembrou do Rio. A banda veio ao Brasil se apresentar no festival Live N Louder, em São Paulo, e decidiu passar no Rio De Janeiro. O Teatro Odisseia estava abarrotado, em plena Terça-Feira. O público estava maravilhoso, participava de cada minuto da grande apresentação. Clássicos do Thrash Metal não faltaram, entre eles Sodomy and Lust, Outbreak of Evil, Agent Orange, City Of God e Blasphemer. Esperamos ver o Sodom muito em breve, o público carioca precisa de shows assim.
7-Alice In Chains-Rock In Rio-Cidade Do Rock- 19/09/13
O Rio esperava a anos pelo retorno do Alice In Chains. A última vez foi no Hollywood Rock de 1993, ainda com Mike Starr e Layne Staley. A nova versão da banda fez um espetáculo grandioso no Rock In Rio. Músicas novas foram apresentadas ao público, assim como clássicos do porte de Down In A Hole, Man In The Box, Rooster e Nutshell. Quem esperou por tanto tempo se sentiu recompensado, e saiu de lá com a certeza de um breve retorno de Jerry Cartrell e sua turma.
6-Kreator-São Paulo-Carioca Club- 14/12/13
O Kreator veio ao Brasil para promover o ótimo álbum Phantom Antichrist. Fui conferir a apresentação de São Paulo, que foi matadora. O repertório foi bem focado no disco mais recente, que teve 5 canções lembradas. Muitas músicas lançadas nos anos 2000 foram lembradas também, e claro, os clássicos oitentistas. O público paulista sempre faz um espetáculo a parte, dentro de uma ótima casa absolutamente lotada. Foi um dia para ficar na memória de todos os Thrashers presentes.
5-Aerosmith-Rio De Janeiro-Praça Da Apoteose- 18/10/13
Depois de um longo período longe do Rio De Janeiro, o Aerosmith passou por aqui, divulgando o seu mais recente disco Music from Another Dimension! . O público foi de apenas 18 mil pessoas, abaixo do esperado para uma banda como o Aerosmith. Depois de muitos anos de sexo, drogas e Rock N'Roll, Tyler, Perry e cia ainda estão em grande forma. Poucas bandas são capazes de fazer o que o Aerosmith faz em cima do palco. O público conhece muito mais as músicas dos anos 90, que tocavam o dia todo na mtv. A ''outra fase'' da banda, os clássicos dos anos 70 foram lembrados logo de início. O show começou com Back in the Saddle, e ainda teve Toys in the Attic, No More No More e Last Child, alem das baladinhas I Don't Want to Miss a Thing e Cryin', entre outras. Foi uma apresentação grandiosa, talvez a última por aqui. Absolutamente inesquecível
4-Slayer-Rock In Rio-Cidade Do Rock- 22/09/13
O Slayer chegou no festival depois de um ano complicado. A banda teve que lidar com a lamentável morte do guitarrista Jeff Hanneman e a saída do baterista Dave Lombardo. Com Tom Araya e Kerry King, junto de Gary Holt e Paul Bostaph, a banda fez o que dela se espera. Foi 1 hora de insanidade total, uma apresentação absolutamente matadora de uma lenda do Thrash Metal mundial. Clássicos como Seasons In The Abyss, Dead Skin Mask, Die by the Sword, e as homenagens a Hanneman em South of Heaven, Raining Blood e Angel of Death, em forma de imagens, emocionaram os fãs da banda. Uma grande apresentação, que espero que aconteça em breve por um tempo maior.
3-Iron Maiden-Rock In Rio-Cidade Do Rock- 22/09/13
O Iron Maiden estava de volta ao Rock In Rio. A banda fez história por aqui em 1985 e 2001, e para garantir um grande show em 2013, trazia um set repleto de clássicos. Essa é a última turnê da banda com o repertório baseado nos clássicos oitentistas, a chamada era de ouro. Na Maiden England, a base do set é o grande disco Seventh Son Of A Seventh Son ( Moonchild, Can I Play Whith Madness, The Clayvolant, The Evil That Man Do, além da épica faixa- título). Alem desses tivemos muitos outros clássicos, como Phanton Of The Opera, The Number Of The Beast, Afraid To Shoot Strangers e Wasted Years, entre outros. A banda estava em um grande dia, com o vocalista Bruce Dickinson extremamente bem humorado. Apresentação memorável da banda, e todos esperando por um breve retorno.
2-Metallica-Rock In Rio-Cidade do Rock- 19/09/13
As apresentações de Metallica e Iron Maiden no Rock In Rio estão empatadas no meu coração, a posição é apenas uma formalidade. Esse foi o meu 5o show do Metallica, minha banda preferida. Posso dizer que foi o melhor, junto com o memorável concerto na Cidade Do México. O setlist foi ótimo, e a banda estava feliz e em um grande dia em cima do palco. Vimos Kirk Hammet tirando solos únicos de sua guitarra, e o senhor Hetfield com um sorriso verdadeiro no rosto. O público emocionou em Memory Remains, e músicas como ...And Justice For All, Wherever I May Roam, Hit The Lights e Harvester Of Sorrow garantiram um espetáculo inesquecivel aos cariocas.
1-Black Sabbath-Rio De Janeiro-Praça Da Apoteose- 13/10/13
Fica realmente difícil traduzir esse show. Ozzy, Geezer e Iommi estavam juntos pela 1a vez no Brasil (separados já estiveram várias vezes). Nós esperávamos pelo Sabbath original a muitos anos, e a cada noticia sobre a reunião essas esperanças eram renovadas. Impossível descrever o momento em que War Pigs começou a ser tocada pelos nossos mestres. Emoção semelhante se repetia em clássicos como N.I.B, Black Sabbath, Snowblind e Paranoid. Cada um dos 35 mil presentes naquela noite teve a certeza de ter visto um dos maiores shows já realizados no Brasil, pela 1a e provavelmente única vez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário