Uma das coisas mais discutidas sobre Rock nos últimos anos, é o futuro do estilo. Tem quem fale que ele morreu. Como eu acredito que isso é uma grande mentira, e estamos na semana do dia mundial do Rock, farei algumas lembranças de grandes acontecimentos dos ''anos 2000'' no estilo, começando por shows inesquecíveis que aconteceram entre 2001 e 2014. Por mais que tenhamos grandes bandas brotando no underground nacional e internacional, é um fato que passamos por uma carência de bandas de arena, talvez pelo novo jeito de se consumir música nos dias de hoje. Esperamos que esse problema acabe em breve, como de fato eu acredito que mais cedo ou mais tarde, o sucessor de Iron Maiden e Metallica vai aparecer em alguma garagem por ai. Vamos aos shows:
Led Zeppelin- Londres- O2 Arena- 10/12/2007
Lançado mundialmente como CD/DVD/BLUE RAY, e também conhecido como Celebration Day, esse show foi realmente histórico. Desde quando a banda acabou, assim que a morte do baterista John Bonham foi anunciada, a banda se reuniu em pouquíssimas ocasiões. Bonham, Page, Plant e Paul Jones eram uma verdadeira família, e a continuação sem um dos ''irmãos'' era impensável. Desde então, a banda se reuniu em 3 ocasiões. Duas delas, no famoso Live Aid e nas celebrações de 40 anos da gravadora Atlantic foram consideradas um fracasso, com a banda visivelmente desconfortável no palco (no live Aid, Plant não se encontrava em grande forma e a banda parecia desconfortável dividindo o palco com bateristas diferentes, e antes do show da Atlantic, aconteceu uma grande discussão entre Plant e Page, com relação ao setlist que a banda iria apresentar, o que implicou numa apresentação irreconhecível). Sendo assim, a terceira reunião foi de fato ''a reunião'' do Led Zeppelin. O show aconteceu em tributo ao fundador da Atlantic Ahmet Ertegun, que havia morrido em 2006. Foi a maior procura por ingressos já registrado na história do showbiz, e os 18 mil ingressos se esgotaram em segundos, com muitos não conseguindo comprar. A banda fez uma apresentação grandiosa, com clássicos a perder de vista apresentados pelo filho de Bonham, Jason, e os 3 remanescentes da formação original em grande forma. Foi um show histórico, para reviver os anos 70 e matar a saudade dos fãs da maior banda da história do Rock. Infelizmente, são poucas as chances de vermos uma turnê mundial, mas o DVD já mata um pouco da nossa sede.
Pink Floyd- Londres- Live 8- 02/07/2005
Uma reunião do Pink Floyd é esperada por milhões de fãs da banda ao redor do mundo, desde quando Roger Waters saiu. Durante a histórica noite de dois de julho de 2005, as diferenças foram colocadas de lado, e Roger Waters, David Gilmour, Nick Mason e Richard Wright subiram no palco do evento beneficente Live 8, em Londres. Foi uma curta apresentação, que dizem ter sido cercada de discussões sobre antigos problemas nos ensaios, mas durante aqueles mágicos 30 minutos, foi tudo esquecido. Foram apresentadas os clássicos Breathe, Money, Wish You Are Here e Comfortably Numb. Infelizmente, com a morte de Richard, uma reunião agora seria impossível, apesar da participação de Gilmour em um dos show da turnê de Waters e de um próximo lançamento da banda estar sendo providenciado. Mias uma reunião que ficou para a história.
Black Sabbath- Wcken Open Air- 2009
Antes de qualquer coisa, para mim o nome Heaven And Hell não existe. A reunião de Dio, Iommi, Butler e Appice é Black Sabbath, e pronto. Inclusive o The Devil You Know (disco que marcou a reunião e a futura turnê mundial) está estrategicamente posicionado depois do Mob Rules (o último disco da banda que eu tenho na discografia pessoal antes deste lançamento). Além de um grande disco e de shows inesquecíveis, a reunião dos 4 monstros sagrados do Heavy Metal foi o último ato da carreira espetacular do senhor Ronnie James Dio. O show realizado no Wacken, registrado em um dvd, serve para ilustrar o fato. Além da mágica que acontece quando eles se reúnem, este foi um dos últimos shows de Dio. Cerca de 9 meses depois da apresentação, no dia 16 de maio de 2010, ele dava adeus ao mundo, deixando milhões de órfãos e um legado fenomenal.
Black Sabbath- Rio de Janeiro- Praça da Apoteose- 13/10/2013
O show que assisti dos mestres do Heavy Metal serve para ilustrar todas as apresentações da turnê mundial da banda, que aconteceu depois do lançamento de 13, 1o disco lançado com Ozzy nos vocais depois de mais de 30 anos. O retorno de Ozzy ao Black Sabbath, junto de Iommi e Butler, caiu como uma bomba no cenário do Heavy Metal internacional. Mesmo sem o baterista original Bill Ward, muito bem substituído na turnê por Tommy Cufletos, cada apresentação da banda era um desfile de clássicos, uma celebração de tudo que existe de mais maravilhoso no estilo. A turnê brasileira entro para a história, com 155 mil ingressos vendidos para os 4 shows, e uma legião de amantes da música pesada tendo os seus sonhos atendidos. Este foi um dos maiores shows que o Brasil assistiu na história, e a Apoteose lotada no Rio de Janeiro entrou numa transe que eu nunca tinha presenciado na minha vida. Seguramente o maior show que tive a oportunidade de assistir em 22 anos de Rock N'Roll.
Rolling Stones- Rio de Janeiro- Praia de Copacabana- 18/02/2006
O que pode acontecer de novo na história de uma banda com 50 anos de Rock N'Roll? Certamente, o que se viu nas areias da Praia mais famosa do planeta nunca será esquecido por Mick Jagger, Keith Richards, Charlie Watts e Ron Wood. Um milhão e meio de pessoas se posicionaram em frente ao palco para assistir o que seria o maior show de Rock já realizado na história. O show é o destaque do DVD quadruplo A Biggest Bang, sobre a turnê do álbum A Bigger Bang, assim como um documentário sobre a apresentação. Do alto dos meus 14 anos, assisti ao show ao lado do meu pai, que me ensinou a amar a banda, e tenho ele na memória como se tivesse acontecido ontem. Os Stones apresentaram um set repleto de clássicos, cantados por muitos dos presentes e saíram de lá com a certeza de que, apesar de toda a experiência, eles ainda não tinham visto de tudo.
Metallica, Slayer, Megadeth e Anthrax- Sonisphere Polonia- 16/06/2010
A primeira apresentação conjunta dos 4 gigantes do Thrash Metal mundial serve para ilustrar toda a turnê que aconteceu em seguida. Parecia impossível reunir essas bandas, muito pelas rixas históricas, principalmente entre Metallica e Megadeth, e também do Slayer com ambas. A ideia foi absolutamente genial e benéfica para todos os envolvidos. Existe uma certa discussão sobre a inclusão de Exodus e Testament neste grupo, o que seria mais do que justo, talvez num big 6, porque tirar qualquer um dos 4 seria uma tremenda injustiça. O fato é que eles são ótimos representantes do estilo. O Metallica mudou muito durante a sua carreira, mas sua importância nos primórdios do Thrash Metal tem que ser levada em consideração. O tamanho que a banda alcançou, rompendo todas as barreiras do Heavy Metal foi um diferencial para o sucesso da marca Big Four. Isso acabou virando um termo, gerando muito interesse de fãs do Metallica pelas outras 3 bandas, e posteriormente por Testament, Exodus, Overkill e afins. A turnê foi um sucesso absoluto de público, com jams históricas das bandas sendo o ponto alto. A última aparição de Jeff Hanneman, guitarrista do Slayer, que faleceu em 2013, no palco aconteceu em uma apresentação dos 4 nos EUA, mais um fato que engrandece o chamado Big Four.
Pantera- Yokohama Beast Fest- 26/08/2001
O Pantera, junto com o Sepultura, foi a banda que abalou as estruturas do Heavy metal nos anos 90. Infelizmente, a banda não sobreviveu ao novo milênio, e de maneira pouco amistosa encerrou as suas atividades em 2003. Infelizmente, Dimebag Darrell foi morto de maneira estúpida no final de 2004, enterrando de vez as possibilidades de reunião do Pantera. Com tudo isso, a apresentação da banda no Japão acabou sendo histórica. Foi a última vez que Rex, Anselmo, Paul e Darrell subiram juntos em uma palco, encerrando uma trajetória meteórica e fenomenal na história da musica pesada. Foram apenas 11 músicas, mas quem estava lá nunca vai se esquecer disso, e poderá contar a história para os netos.
AC/DC- Buenos Aires- Monumental de Nunez- 2,4 e 6/12/2009
O AC/DC fez uma das turnês mais grandiosas que se tem noticia, promovendo o disco Black Ice, lançado em 2008. O que parece ter sido a última tour de Malcolm Young com a banda (ele não deve participar da turnê de 40 anos da banda, que deve ser anunciada em breve) foi assistida por milhares de fãs em todo planeta. As apresentações matadoras que a banda fez na Argentina foram registradas em um dvd, e ilustram perfeitamente o que é um show da banda. Um público extremamente participativo mostram o máximo da emoção que se pode sentir em um show de Rock, da banda que se confunde com o estilo. Não pode existir nada mais espetacular no planeta do que um show do AC/DC, com clássicos depois de clássicos, para uma plateia grandiosa e extremamente agitada. Quem já assistiu o dvd sabe do que eu estou falando, entrou para a história.
Iron Maiden- Rio de Janeiro- Rock in Rio- 19/01/2001
O Iron Maiden, verdadeira entidade do Heavy Metal mundial, passou pelos anos 90 com muito sofrimento. A banda teve dificuldades em sobreviver sem Adrian Smith na guitarra e Bruce Dickinson cantando. Os substitutos Blaze Bayley e Janick Gers (que ainda está na banda) não deram conta do recado, e a qualidade dos discos lançados caiu bastante em relação aos dourados anos 80. Sendo assim, Smith e Dickinson acertaram seus retornos para a banda, que agora contava também com Dave Murray, Steve Harris, Nick McBrian e Janick Gers, o que acabou adicionando uma guitarra ao som. O espetacular Brave New World foi lançado, lavando a alma dos fãs da banda. O show no maior festival de música do planeta, o Rock in Rio, encerrou a turnê mundial que reapresentou Bruce e Adrian para o público do Iron Maiden. O público brasileiro compareceu em peso na Cidade do Rock, com mais de 200 mil fanáticos que fizeram do show um espetáculo a parte. A coisa foi tão espetacular que deu origem a um dvd, que mostra claramente o caráter diferenciado do show, que teve no setlist várias músicas do novo cd, e grandes clássicos da carreira da banda. Desde então, o Iron Maiden continua firme na sua posição de gigante do Heavy Metal, com a mesma formação, fazendo shows lotados e espetaculares por todo mundo.
Scorpions- Wacken Open Air 2006
O Scorpions é inegavelmente uma das bandas de Rock mais importantes da história. Com uma trajetória de 40 anos no mundo do Rock, a banda coleciona clássicos. No show realizado no Wacken de 2006, a banda celebrou os seus 35 anos de carreira. Para a data, o Scorpions preparou um dos setlists mais espetaculares já apresentados ao vivo, com músicas como Comming Home, We'll Burn In The Sky, Lovedrive, In Trance e Coast To Coast, entre muitos outros clássicos. Alem disso, foram chamados simplesmente Uli Jon Roth, Michael Schenker, Herman Rarebell e Tyson Schenker, que marcaram época na banda, para participações especiais históricas. Esse pode ser apontado facilmente como uma das maiores apresentações da história da banda, e pode ser conferida no dvd lançado com o show.
Todos esses shows provam que o Rock ainda tem muita força até hoje, e as grandes bandas ainda são capazes de proporcionar grandes espetáculos ao redor do mundo. Em breve, irei lembrar também de grandes discos e bandas do século 21, para provar de uma vez por todas que o Rock vive!!!