quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

PINK FLOYD-THE ENDLESS RIVER

   Depois de 20 anos, em 2014 o Pink Floyd mexeu com as estruturas do Rock N'Roll mundial, soltando um material inédito. O disco Endless River apresenta músicas feitas na época do último lançamento, o espetacular Division Bell, para ser algo como um material extra. Desde então, ele está guardado, e depois de 20 anos surge como um tributo ao grande Richard Wright, tecladista da banda felecido em 2008. 
   A intenção de prestar uma homenagem ao grande músico, que por muitas vezes não teve o seu talento devidamente reconhecido na banda, é nobre e para lá de justa. Com músicas que destacam a sua versatilidade, e com a assinatura de  David Gilmour,  Richard Wright e Nick Mason, o trabalho não tinha como ser ruim. Mesmo assim, é impossível compara-lo, por exemplo, ao "contemporâneo" Division Bell. Endless River é seguramente um dos discos mais viajantes da discografia da banda, sendo basicamente instrumental, com divisões entre fases e desembarcando na ótima Louder Than Words. Vemos o que todos já sabem, a habilidade acima do normal dos músicos em seus respectivos instrumentos. A faixa "normal" é muito boa, e combina perfeitamente com o que foi feito na época.
   Em linhas gerais, Endless River foge completamente do que é um cd normal, e é excêntrico até para uma banda como o Pink Floyd. Pondo ele para rodar, você vai até a lua com o magnífico instrumental das faixas, que em certos momentos remetem a clássicos, e a piração com Louder Than Words é garantida. A lógica seria seu surgimento como material extra de Division Bell mesmo, mas a história quis guarda-lo por 20 anos. Não existe margem de comparação com nada antes feito. Não espere nada muito normal de Endless River, apenas um tributo instrumental ao gênio Richard Wright.
   Com o novo disco, o Pink Floyd fez o que é a sua marca, que é a imposição comercial de algo impensável para as massas. Um disco basicamente instrumental chutou todos os pops do momento das paradas, fazendo o que The Wall, Wish You Are Were e Dark Side of the Moon fizeram num já distante passado, levando uma música longuíssima como Shine On You Crazy Diamond a "boca do povo". Boa viagem a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário