O Venom é a banda mais importante da história do Metal extremo. O motivo é bem simples e direto. A banda dos três deuses do inferno formou a base de tudo que viria a ser conhecido no estilo anos depois. Podemos considerar o Venom uma espécie de marco inicial do Thrash, Death e Black Metal, tendo sua sonoridade na base de tudo que foi feito depois. Pode perguntar para qualquer banda desses estilos, de Metallica e Slayer, passando por Sodom, Celtic Forest, Mayhem, Sepultura, Krisiun e Possessed. Pode ter certeza que o Venom será citado como influência por todas essas, e muitas outras. O fato é que Cronos, Mantas e Abaddon pegaram a fúria sonora do Motorhead com doses cavalares de satanismo sarcástico para nesse 1o e mais importante disco apresentar uma sonoridade crua e de violência ímpar. O mundo iria conhecer um tal de Welcome to Hell há exatos 35 anos.
A faixa-título é um hino definitivo do Heavy Metal e o ponto máximo não só do disco, mas no meu ponto de vista de toda a carreira da banda. Sim, ainda consigo achar Welcome to Hell um pouco melhor que o icônico Black Metal. Felizmente não é um momento isolado. Seguindo a mesma linha crua e suja, temos outras maravilhas do porte de Poison, Live Like an Angel (Die Like a Devil) - duvido que você não leu esse título cantando como Cronos no refrão -, Witching Hour, Angel Dust e In League with Satan. Para os amantes da banda, uma verdadeira sequência de clássicos. A verdade é que um dos power trios mais espetaculares da história se eternizou logo de cara.
Enfim, se você por acaso é fã de Slayer, Megadeth e Metallica, por exemplo, e nunca deu uma conferida no trabalho de um de seus principais professores, tire imediatamente esse atraso. Welcome to Hell é um dos discos mais importantes da história do Heavy Metal, e tudo que veio depois prova isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário