terça-feira, 30 de junho de 2015

FAITH NO MORE - SOL INVICTUS

   E lá se foram 18 anos desde o último lançamento do Faith No More, o ótimo Album of the Year. A banda que marcou positivamente, algo raro no mainstream, a década de 90 passou a maior parte deste tempo parada, salvo a tour que passou pelo Brasil em 2009 e outros shows esporádicos, como no SWU de 2011. A expectativa gerada pelo "apenas" sétimo disco de estúdio da banda era enorme, e o resultado é simplesmente fantástico, como todos os outros 6 trabalhos de estúdio. O tempo parece não ter passado, e muito do que se vê em Sol Invictus poderia estar facilmente em Angel Dust ou King for a Day... Fool for a Lifetime. 
   Uma das bandas mais originais da história do Rock, o Faith No More tem a tradição de se reinventar a cada disco, para não dizer a cada música, fazendo sempre uma grande mistura de sons que chegam a um resultado inclassificável. A cabeça extremamente criativa, para não dizer bizarra, do grande Mike Patton é mais uma vez posta a prova com sucesso. Com tudo isso, a sonoridade é realmente única, com o baixo do grande Billy Gould sempre em destaque, assim sendo variável a cada uma das 10 ótimas faixas do trabalho. Posso destacar vários momentos, como a de tom épico e acertadamente arrastado Matador, ou a já clássica Superhero, o típico hit by FNM, nos moldes de From Out of Nowhere. Motherfucker tem aquele refrão grudento e acertado que é uma das marcas da banda, ao lado do tradicional experimentalismo que perdura o restante da canção, sendo também um destaque. As bizarrices completas e indecifráveis do nível de Caralho Voador dão as caras na única Cone of Shame. From The Dead é aquele som perfeito para encerramento de um trabalho. A faixa título é lenta para uma abertura, mas é mais um destaque ao meu ver. Sunny Side Up, Separation Anxiety, Rise Of The Fall e Black Friday também merecem atenção. 
   O saldo é para lá de positivo, exatamente com a diversidade que se espera de um lançamento do Faith No More, obviamente com muita qualidade envolvida. Sol Invictus é a continuação mais que precisa na discografia de uma banda ainda relativamente jovem. Vamos torcer para que a reunião seja definitiva, porque o Rock ainda precisa muito de uma banda como o Faith No More. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário