O rico e farto Heavy Metal nacional mais uma vez não decepcionou. Como é de lei, nossas amadas bandas BR nos brindaram com uma série invejável de grandes lançamentos. De veteranos consagrados a garotos com sangue nos olhos, cheguei a esses 10 nomes, que acredite, poderia ser muito mais!
10 - Syren - Motordevil
O Syren é uma das bandas mais relevantes da cena carioca faz tempo, fazendo um som puxado para o Metal tradicional e com forte influência do Iron Maiden - com inegável semelhança vocal. O mais novo trabalho prova isso novamente. Para quem não viu o ótimo show deles com o Hibria recentemente, ou ainda não conhece, vale e muito a audição. Seguramente um dos melhores discos nacionais do ano.
9- Fúria Louca - On The Croup of the Sinner part II
Não é de hoje que a cena maranhense vai muito bem, e algumas de suas bandas vem ganhando projeção nacional. Uma das mais interessantes é o Fúria Louca, um dos maiores expoentes dessa nova leva de ótimas bandas de Hard Rock oitentista que vem surgindo. Esse já é o seu segundo trabalho, que continua na linha do primeiro, e sua incontestável qualidade vem rendendo bons frutos a mais uma de nossas revelações.
8- Crossrock - Come on Baby
Ainda na linha Hard, outra ótima novidade é o Crossrock. Esse puxando ainda mais para o Glam, com fortes influências de banda como Poison, Cinderella e Bon Jovi, ela traz um som ótimo para iniciados na cena de Los Angeles. Quem não suporta esse tipo de som, é melhor não passar nem perto, mas para quem gosto o Crossrock é uma gratíssima novidade.
7- Chaos Synopsis - Seasons of Red
Indo diretamente para o outro extremo, o Chaos Synopsis lançou uma verdadeira obra-prima do Death Metal. A banda me causou ótima impressão em 2013, quando abriu um show do Krisiun que estive presente, e desde então fico atento ao seu trabalho de Death irretocável. Seasons of Red foi lançado numa campanha de financiamento coletivo, da qual tive a honra de colaborar. Nessas recebi um exemplar do trabalho e uma cachaça da banda - devidamente saboreada. Para quem não conhece e curte um bom metal da morte, a audição é indispensável!
Desde o retorno, o Metalmorphose estava disposto a recuperar o tempo perdido. A musicalidade floresceu na banda carioca de maneira espetacular desde então, culminando no ótimo Maquina dos Sentidos e no igualmente fantástico Fúria dos Elementos, lançado esse ano. O que a banda vem fazendo em favor do legado das bandas oitentistas pioneiras - cenário no qual aparece com total destaque -, também é espetacular. O retorno dessa entidade do Metal BR está mais que consolidado, e com dois novos clássicos para a coleção. Recentemente tive a maravilhosa oportunidade de comparecer ao ensaio aberto realizado pela banda, uma experiência que me causou profunda felicidade e emoção!
5- Jackdevil - Evil Strikes Again
Se na estreia o Jackdevil era uma promessa, com seu segundo petardo magnífico o Jackdevil é realidade que só cego não quer ver. O Thrash com preciosas pitadas de tradicional dessa bandaça maranhense chegou no auge em Evil Strikes Again. O disco é uma paulada das boas para zé coletinho nenhum botar defeito. A banda está com o nome mais que afirmado entre as revelações nacionais!
4- Anthares - O Caos da Razão
Da novidade, vamos pular para a tradição do Thrash Metal nacional. O Anthares é um dos pioneiros do estilo no Brasil, e fez história nos anos 80 com o clássico No Limite da Força. Em 2015, esse disco maravilhoso ganhou um sucessor digno, uma especie de sequência natural. O Caos da Razão é audição indispensável para qualquer apaixonado por Thrash Metal.
3- Soulfly - Archangel
Max Cavalera vem se empanhando bastante em lançamentos recentes, colocando nas lojas discos em sequência com seus diferentes projetos. Desde que se aproximou do Iggor e criou o Cavalera Conspiracy, o homem voltou com tudo para o Thrash/Death que o consagrou, lançando coisas ótimas. Em Archamgel, o cara chega ao melhor lançamento que o Solfly já teve. O disco é de uma regularidade absurda, proporcionando aos fãs de longa data um bate-cabeça daqueles!
2- Angra - Secret Garden
A história do Angra sempre foi baseada em ciclos. Recentemente veio mais uma grande mudança de formação, com as entradas de Bruno Valverde na bateria e de Fabio Lione nos vocais, e a prova de um novo renascimento teria que vir em estúdio. E veio, na forma do maravilhoso Secret Garden, o mais novo clássico de um dos pilares do Metal nacional. No show recente, a qualidade incontestável dos novos sons foram postos a prova, com o seu público cantando cada verso. O Angra renasceu de novo!
1- Krisiun - Forged in Fury
Não tem conversa amigo, no atual cenário da música pesada no país o Krisiun está no ponto máximo. O que esses gaúchos infernais vem fazendo, lançamento após lançamento, só solidifica o trabalho único desenvolvido em 20 anos de história e conquistas absurdas. Viva o Krisiun, nosso orgulho nacional, e o disco do ano é de vocês!
Ao ano que está chegando, sempre sobram dúvidas, mas uma certeza absoluta é que o nosso Metal nunca vai falhar. Seguramente teremos outros grandes discos para celebrar no ano que está chegando!
Nenhum comentário:
Postar um comentário