quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

10 MELHORES SHOWS QUE VI EM 2015

   Se tem uma coisa que o ano que está se encerrando nos reservou foram shows. Num 2015 com direito a Monsters Of Rock e Rock in Rio - fora as tours individuais -, fazer tal lista não é uma tarefa simples. Chegar em apenas 10 nomes me forçou a cometer injustiças com shows fantásticos, fazendo do ranking quase um empate técnico. Seja como for, o meu top 10 de 2015 em matéria de shows é esse aqui:


10: Accept - São Paulo/Monsters of Rock - 26/04
      Em grande forma desde que retornou a ativa com nova voz, a banda vem fazendo apresentações memoráveis com uma constância absurda. Divulgando Blind Rage, seu 3o discão da nova fase, o Accept foi escalado para ser a 4a atração principal do 2o dia do Monsters of Rock. Se apresentando antes de Kiss, Judas Priest e do desnecessário (ao meu ver) Manowar, a apresentação aconteceu num maravilhoso pôr do sol paulista, e em nada deixou a dever em relação aos monstros que viriam em seguida. Com o público forte presente, ficou um inegável clima de Wacken no ar, e a banda respondeu com uma apresentação irrepreensível. Mesclando novidades como Final Journey, Stampede e a já clássica Teutonic Terror e hinos do porte de Restless and Wild, Metal Heart e Balls to the Wall, os fãs viram um show digno do nome da banda. Além desse, também vi o show deles no Rio de Janeiro, ao lado do Judas Priest, que foi igualmente magnífico. Por todo o clima de euforia criado naquele final de tarde em São Paulo, fico com esse show como o melhor. 


09: Pearl Jam - Rio de Janeiro/Maracanã - 22/11
     O Pearl Jam se tornou um gigante, arrebatador de multidões mundo afora com discos incríveis, mas principalmente por causa de suas apresentações bombásticas. Desde sua estreia no país em 205, a banda liderada por Eddie Vedder vive um caso de amor com o país, intensificado a cada retorno com shows lotados por onde passa. Sempre com um repertório completamente imprevisível, a banda desfilou por 3h num Maracanã lotado clássicos e lados b arrebatadores, numa apresentação com alma digna do tamanho que alcançou. Quem foi está emocionado até agora por ouvir pérolas do porte de Oceans, Jeremy,  Corduroy, Why Go, Porch, Spin the Black Circle, Present Tense e tantas outras cantadas por uma banda endiabrada. 


08: Blind Guardian - Rio de Janeiro/Vivo Rio - 09/10
   O Blind Guardian nunca deixa de passar pelo país a cada novo lançamento, e com o ótimo Beyond the Red Mirror não seria diferente. Se apresentando no Rio de Janeiro para um Vivo Rio com um público bem honesto, os alemães entregaram uma apresentação arrebatadora de presente. Com um dos públicos mais fanáticos e fiel que o Heavy Metal dispõe, não tinha como sair algo diferente de épico da brincadeira. Pérolas do porte de Mirror Mirror, The Last Candle, Sacred Worlds e Nightfall foram entoados em uníssono, deixando mais um show dos bardos no Rio na memória de seus seguidores.

  
07: System of a Down - Rio de Janeiro/Rock In Rio - 24/09
    A apresentação devastadora do System of a Down no Rock in Rio poderia muito bem aparecer no topo da lista. O que as 85 mil pessoas que tomaram de assalto a Cidade do Rock fizeram durante cada minuto das 28 músicas apresentas foi digno de nota. A banda também estava inspirada no calor carioca, e vimos um Daron Malakian endiabrado como poucas vezes tive noticia. Mosh por todo canto e a inspiração criativa da melhor banda de arena do século marcaram mais um show digno da celebração de 30 anos do festival que se confunde com a história da música no país.


06: Judas Priest - São Paulo/Monsters of Rock - 25/04
   Obviamente, um simples show desse monstro sagrado já vale a citação, mas nesse caso específico é bom contextualizar. No 1o dia do Monsters, o Motorhead estava escalado para fazer seu show logo antes do Judas Priest. Lamentavelmente, Lemmy se sentiu mal e a banda foi forçada a cancelar o show - fato anunciado para o público cerca de 20 minutos antes da hora programada. Naquela situação toda - como já era sabida a fragilidade física que Lemmy vem apresentando - a comoção gerada no lugar foi enorme. Na falta de informação, muitos pensaram que ele poderia até estar morrendo no backstage. Com isso tudo, o clima de festa ficou um pouco pesado, cabendo ao Judas lavar as 35 mil almas headbanger's. E os Metal Gods deram conta com fúria nos olhos, num show arrepiante com o melhor do estilo. Apresentação para colocar o tradicional sorriso novamente naqueles rostos preocupados.  A banda fez outros dois shows que eu pude ver, no Rio (esse com o set completo da tour, coisa que não aconteceu no festival) e no último dia do festival, mas com tudo que cercava a apresentação, fico com o show redentor no 1o dia do Monsters.


05: Kiss - São Paulo/Monsters of Rock - 26/04
   Desde sempre, um show do Kiss é um dos maiores espetáculos da terra. Como previsto, a apresentação que encerrou um grandioso festival foi arrebatadora. Na tour que celebra 40 anos de uma história gloriosa, o set fez um belo passeio por uma das mais significativas discografias que temos noticia. Um desfile de hinos ao lado de toda a pirotecnia e efeitos em geral fez da 2a apresentação do Kiss que pude ver algo realmente memorável, mesmo com a voz do mestre Paul Stanley longe do ideal. 


04: Ozzy Osbourne - São Paulo/Monsters of Rock - 25/04
    Todos sabem que poder ver esse senhor ainda na ativa é um verdadeiro milagre. Isso dito, pouco interessa se sua voz está longe daquela que o consagrou, ou se o repertório é basicamente o mesmo da última apresentação "solo" por aqui. Ouvir os hinos do Black Sabbath e de sua carreira solo - uma das poucas com vida própria capaz de segurar um show sozinha - tocados por sua sempre impecável banda  e cantados por uma lenda faz qualquer noite ultrapassar as barreiras do que conhecemos por épico. Por pontos, o show do Monster of Rock de 2015 é do senhor Ozzy Osbourne, ao menos para mim. 


03: Metallica - Rio de Janeiro/Rock in Rio - 19/09
   Ao que parece, para 2016 vem novidade por ai, mas é notório que a preguiça vem imperando pelos lados do Metallica. A demora para um novo lançamento e shows caça níquel com repertório pouco alterado nesse meio tempo já chegaram no limite. Mesmo assim, quando a entidade do Thrash Metal sobe em qualquer palco, seus 85 mil fieis seguidores invariavelmente se curvam para bater-cabeça insanamente enquanto uma banda que cresce ao vivo entoa seus hinos eternos. Para mostrar algo diferente, o Metallica incluiu no set algumas raridades, e para cá o destaque absoluto foi Frayed Ends of Sanity. O set foi um dos mais inspirados que vi da banda em todos os 6 shows que assisti, e a disposição padrão no palco fez da apresentação no Rock in Rio 2015 algo memorável. 


02: David Gilmour - São Paulo/Allianz Parque - 12/12
    O show que David Gilmour fez em São Paulo no último dia 12 é daqueles desafiadores para qualquer um achar qualquer tipo de descrição. Além de ser a sua estreia por aqui, o homem é uma das maiores lendas do Rock, obrigatoriamente presente em qualquer top 10 de guitarristas que formos arriscar, e seu timbre único hipnotizou as 50 mil pessoas que lotaram o estádio do Palmeiras naquela maravilhosa noite. Ótimos sons solos misturados a números Floydianos do porte de Time e Shine on You Crazy Diamond ainda arrebata corações, mesmo depois de alguns dias. Seguramente um dos shows da minha vida, empatado com o 1o colocado da lista, e a colocação é uma mera formalidade.


01: Motley Crue - Rio de Janeiro/Rock in Rio - 19/09
   A palavra para descrever o show do Motley Crue no Rock in Rio - na sua tour de despedida e estreia na cidade - é emoção. A mais legítima e fanática emoção de ver uma lenda fazer um show para lá de esperado e improvável. Foi pouco mais de uma hora, já que ainda teríamos outro show, mas nese caso o que viesse era muito lucro. Ouvir músicas que sempre sonhei ao vivo com uma banda ainda em forma, a que pese a voz desgastada de Vince Neil, fez dessa apresentação um dos shows da minha vida e o primeiro lugar na listinha de fim de ano.


   É isso ai, foi complicado, mas meu top 10 é basicamente esse ai. Pela riqueza do ano, faltou muito show bom, mas é isso. Que venha um 2016 de Exodus, Rolling Stones, Anthrax, Iron Maiden, Avantasia, Megadeth, Viper e muito mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário