Muitos gostam de falar mal do Guns N'Roses, muito por causa de alguns dos fãs que adoram dizer que Slash é o maior guitarrista do mundo, sem nem saber quem é Hendrix, Van Halen ou Iommi, ou que o Guns é a maior banda do mundo. Todo mundo sabe que nada disso é verdade, mas indiscutivelmente, a banda esta na história do Rock N'Roll, e no seu auge sabia fazer um show como poucos. O principal destaque é a sua linha de frente, com Axl correndo por todo o palco, cantando absurdamente e com uma presença de palco invejável, e a dupla Slash e Duff, guitarrista e baixista da banda. Ambos dominam seus instrumentos, e também o palco, o que tornava uma apresentação da banda um acontecimento único e memorável. Nos dias de hoje, não sobrou nada disso, mas sempre vale a pena recordar os dias de Appetite For Destruction e Use Your Illusion.
Duff tem papel fundamental nisso tudo. Grande fã de Punk Rock, ele trouxe muito dessas influências para o som da banda, fato que fica claro em algumas músicas feitas por ele, como It's So Easy, ou na cover de Atittude da banda Punk Misfits, momento clássico no qual Duff assume os vocais.
O vício em drogas e Álcool muito atrapalhou a vida de Duff, mas mesmo assim, ele era impecável quando subia no palco com o Guns N'Roses. Em 1997, Duff fez uma operação no Pâncreas, que o obrigou a largar a cachaça. Ele criou uma síndrome do pânico, não conseguia se apresentar para uma multidão, já que nunca havia entrado no palco sem beber. Isso, e mais o fato de Slash ter saído da banda, fez Duff tomar o mesmo caminho, alegando não ter mais clima para continuar no Guns N'Roses.
Depois de deixar a banda, Duff colaborou com o projeto solo de Slash, e em 2002, fez um supergrupo, chamado Velvet Revolver, com os ex-companheiros de Guns N'Roses Slash e Matt Sorum, o ex Stone Temple Pilots Scott Weiland e o guitarrista Dave Kushner. A banda lançou 2 discos elogiados, desfrutou de um relativo sucesso mundial, mas não lançou mais nada depois disso, muito por causa da demissão de Scott. Atualmente Duff esta na banda Duff McKagan Loaded, que já lançou 3 discos de estúdio, 1 ao vivo e 1 LP. Abrindo para o Guns N'Roses em algumas oportunidades, Duff chegou a subir no palco com a sua antiga banda, momento muito celebrado pelos fãs.
Hoje esse grande nome do Rock mundial comemora 50 anos de vida, o que não é pouco por tudo o que ele já viveu. Vamos celebrar, e torcer para que tenhamos Duff por aqui por muitos e muitos anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário