terça-feira, 10 de janeiro de 2017

RAMONES - LEAVE HOME

     Lá se vão 40 anos do ano definitivo para o Punk Rock. Para tal, um fato foi fundamental - o lançamento do 1o disco do Ramones em 1976. A famosa turnê da banda pela Inglaterra pouco tempo depois se mostrou uma das mais importantes da história do Rock. Isso porque alguns presentes fizeram uma revolução musical no dito ano graças ao pioneirismo dos Ramones. Não a toa, gente como Sex Pistols, The Damned e The Clash estrearam com tudo em 1977. Mesmo com certo nome na Europa, a banda de Joey, Dee Dee, Jhonny e Tommy ainda não tinha alcançado vendas espetaculares - vale dizer que eles tentaram isso por toda a década de 80. Ainda assim, sua importância e influência é incalculável. Num fenômeno curioso, certamente se estivessem vivos e ativos nos dias de hoje, tocariam em estádios. 
        Nos primeiros dias desse ano magnífico, era hora de soltar o segundo trabalho. Não houve nada de "inovador" em relação a estreia, algo que não era necessário. Temos sim mais uma coleção de ótimas músicas de três acordes em dois ou três minutos de duração. Tome clássicos eternos como Gimme Gimme Shock Treatment, Carbona Not Glue, Oh, Oh, I Love Her So, Pinhead (Gabba, Gabba Hey!), Commando e You're Gonna Kill That Girl. Qualquer Punk que se preze sabe cantar todas de trás para frente. Outra que merece ser lembrada é California Sun, um cover daqueles que a música é tomada de assalto e vira definitivamente um clássico que ninguém sabe que foi feito por terceiros. Enfim, se trata de um dos discos definitivos dos Ramones, numa coleção de grandes músicas. 
      Mesmo com o reconhecimento internacional, os Ramones seguiam tocando em clubes e tentando a todo custo o sucesso comercial. O tempo faria justiça a esse gigante. Seja como for, Leave Home é um dos discos mais importantes não só da banda, mas de toda a história do Rock.


Nenhum comentário:

Postar um comentário