terça-feira, 6 de janeiro de 2015

10 MELHORES DISCOS INTERNACIONAIS DO ANO

   Para finalizar as retrospectivas e iniciar um 2015 de muito Rock N'Roll, os grandes lançamentos gringos de 2014. Foram discos bons a perder de vista, mas para mim esses são os 10 destaques. 

10- Tankard - R.I.B
   Talvez por nunca ter se levado muito a sério, o Tankard sempre esteve a margem de Destruction, Sodom e Kreator, que fecham o chamado "Big Four Alemão" do Thrash Metal. A banda sempre misturou muita cerveja e diversão no som, e talvez por isso tenha se tornado uma verdadeira entidade do Thrash mundial, com 30 anos de estrada nas costas. Numa sequência interessante de lançamentos, a banda nos brinda em R.I.B com mais um baita trabalho. Bate-cabeça garantido para os fãs! 

9- Edguy- Space Police/Defenders of the Crown
   Com Space Police, o Edguy acabou me conquistando. Não sei bem o porque, mas nunca dei a devida atenção aos alemães antes do ano passado, com a audição deste ótimo trabalho, e quase que instantaneamente virei fã. A banda fez mais uma grande obra de Power Metal, figurando como uma das principais e mais relevantes bandas do estilo na atualidade. Existe muitos que insistem em odiar a banda, mas uma audição livre de preconceitos é o bastante para encontrar o valor dos germânicos. Disco muito bom para quem pretende se aprofundar na obra extensa deles.  

8- Hatriot - Dawn of the New Centurion
   Quem escutou os dois trabalhos que Steve Zetro Souza gravou com o Hatriot não se surpreendeu com a decisão do Exodus em chama-lo de volta para o antigo posto de vocalista da banda. Dawn of the New Centurian é um trabalho fenomenal. A banda criada recentemente já brindou os fãs de Thrash Metal com dois trabalhos ótimos. A principio, eles continuam, mesmo com o retorno do líder ao Exodus, e honestamente torço muito para que isso seja verdade.  

7- Black Label Society - Catacombs of Black Vatican
   Catacombs of Black Vatican é para mim o melhor trabalho do Black Label Society, sem exagero, ao menos na minha opinião. O trabalho apresenta tudo de mais completo que Zakk Wylde e sua turma se propõe a fazer, e já apresenta clássicos definitivos com Angel of Mercy e My Dying Time, só para ficar em duas músicas. Muitas dessas novidades apareceram nos shows recentes da banda por aqui, e o que eu presenciei no Rio de Janeiro foi simplesmente memorável. 

6- Exodus - Blood in Blood Out
   O Exodus raramente falha, e não seria agora, com uma formação espetacular, que isso iria acontecer. Em 2014 foi anunciada a surpreendente volta de Steve Zetro Souza, e em sequência Blood in Blood Out foi gravado. Lançado depois de shows memoráveis no Brasil, o disco é de fato muito bom. Não chega a fazer frente aos clássicos, como quase nada lançado nos dias de hoje, mas nos proporciona ótimos momentos de puro Thrash Metal. Destaque para a espetacular Numb, que tem tudo para se tornar um clássico no futuro. Essa formação vai longe!

5- Behemoth - The Satanist
   É do conhecimento de todos os problemas vividos por Nergal recentemente. Contudo, o Behemoth é uma das mais representativas bandas do momento, tendo seus últimos trabalhos como os melhores da carreira. The Satanist já pode ser incluído nesta lista, figurando numa espécie de top 3 pessoal, ao lado de Satanica e Evangelion. Músicas como O Father O Satan O Sun!, Ora Pro Nobis Lucifer e Blow Your Trumpets Gabriel já são clássicos da banda. Esperamos que o líder Nergal ainda tenha saúde para os próximos anos, porque o momento do Behemoth é fenomenal. 

4- Overkill - White Devil Armony
   Em 30 anos de carreira, o Overkill sempre foi uma banda com fome e sangue nos olhos, ininterruptamente produzindo um Thrash Metal que a tornou uma das referências no estilo, facilmente reconhecido pela voz única do frontman Bobby "Blitz". Em White Devil Armony, a banda nos ofereceu o que sempre soube fazer muito bem, 11 amostras do mais puro Thrash Metal. O trabalho caiu nas graças dos fãs, e não são poucos que consideram este um dos melhores discos de 2014. Me incluo na lista, e para quem ainda não ouviu, providencie para ontem mais um grande trabalho desta banda fenomenal.  

3- Accept - Blind Rage
   O retorno do Accept é um absoluto sucesso. Já é realidade que a banda não retornou para encher o bolso e tocar velharia consagrada por ai, e o terceiro grande lançamento desde então é a prova disso. Blind Rage é um trabalho fenomenal, e um dos melhores do ano. O disco é impecável, com 11 músicas que trasbordam Heavy Metal tradicional. Wolf Hoffmann é o grande destaque da atual formação, um verdadeiro monstro das 6 cordas. Infelizmente, nos últimos dias do ano, Herman Frank e Stefan Schwarzmann anunciaram suas saídas da banda, não não há como negar que a base do som atual é composta pelo trio Baltes, Hoffmann e Tornillo. Enfim, que venha o show já marcado no grandioso Monsters of Rock e vários anos para uma banda que soube se reinventar e continuar nos brindando com grandes lançamentos. Longa vida ao Accept!

2- Judas Priest - Redeemer of Souls
   Graças aos deuses do Rock, o Judas Priest voltou atrás da decisão de se aposentar. A banda que ja tem confirmada a sua volta ao Brasil lançou em 2014 o melhor trabalho desde que Rob Halford retornou a banda. Redeemer of Souls é uma obra ótima para os padrões atuais, e mesmo distante dos clássicos nos oferece momentos interessantíssimos. A faixa-título, além de Halls of Valhalla, March of the Damned e Hell & Back, por exemplo, são imperdíveis. Temos uma banda em plena forma e ainda muito relevante. Agora é aguardar as duas apresentações no Monsters of Rock, que prometem destruir o Anhembi. 

1- AC/DC - Rock Or Bust
   Nenhuma banda foi mais "noticia" em 2014 do que o AC/DC, que entre inúmeros problemas gravou e lançou um baita registro. Rock or Bust é um trabalho com a marca do AC/DC, que nunca falha. O rock puro e simples que a banda sempre fez não ganharia depois de 40 anos nenhuma formula mirabolante, e assim sendo o resultado foi o melhor disco em anos. Faixas como o hit imediato Play Ball, já na boca dos fãs, e outras pérolas como Rock the Blues Away, Miss Adventure e Baptism by Fire garantem a diversão durante a agradável audição. Por isso tudo e com toda a relevância que tem um novo trabalho de uma banda como o AC/DC, Rock or Bust é o disco do ano!

Que venha 2015!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário