sábado, 25 de julho de 2015

AD/DC - BACK IN BLACK

   O ano de 1980 começo da pior maneira possível para o AC/DC. A trajetória magnífica da banda até então, com cinco clássicos na bagagem (se contarmos apenas com o "unificado" High Voltage, com High Voltage e TNT são sete) parecia acabar na trágica e prematura morte do gênio Bon Scott. A partida aconteceria logo depois do lançamento do que é para mim o melhor trabalho da banda, o fantástico Highway To Hell, mas felizmente a história dom AC/DC não acabaria por aqui. Cerca de 5 meses depois da perda do vocalista, e já com o não menos espetacular  Brian Johnson no posto, chega as lojas o disco de Rock N'Roll mais vendido da história. 
   Back In Black já na capa presta homenagem a Bon, naquela icônica predominância preta com apenas o nome e o título lá escritos. Musicalmente, nada mudou, sendo então uma continuação obvia para tudo que tinha sido feito até então. Lá vem muito Rock N'Roll com riffs clássicos de Angus Young, a velha pegada Blues característica e uma saraivada de eternos hinos do estilo. Amigos, alguém considera plausível um ser vivente com o mínimo de conhecimento em Rock não ter noticia do mais que clássico riff da faixa-título? Não mesmo! A abertura com Hells Bells, nas famosas badaladas dos sinos do inferno ao vivo ao som de mais um riff magnífico, a alucinante Shoot to Thrill e uma tal de You Shook Me All Night Long formam a base de hinos definitivos do Rock N'Roll presentes no disco. Bem, só falei até agora dos maiores clássicos, que transcendem o limite do clássico para se tornar hino, mas o trabalho tem muito mais. Rock and Roll Ain't Noise Pollution talvez seja a música mais fantástica do AC/DC, sendo capaz de emocionar até uma pedra numa ode ao Rock N'Roll e aos seus amantes. O Blues endiabrado Let Me Put My Love into You e Have a Drink on Me  são outros grandes destaques. Bem, ainda temos as não menos ótimas What Do You Do for Money Honey, Givin the Dog a Bone e Shake a Leg, que formam uma obra com 10 músicas singulares para fazer qualquer rockeiro ir ao ápice do prazer. 
   Back In Black completa 35 anos mais atual do que nunca, marcando o auge de uma das maiores bandas de todos os tempos, ainda em atividade numa humilde turnê para 80, 90 ou 100 mil pessoas em cada apresentação ao redor da Europa. Impossível curtir Rock e não amar ao menos uma música deste trabalho grandioso, aquele tipo de disco que apenas clássico é muito pouco para descrever. Brian Johnson, Angus Young, Malcolm Young, Cliff Williams e Phil Rudd escreveram seus nomes para sempre no hall da fama do Rock N'Roll. 


Um comentário:

  1. Álbum obrigatório na coleção de todo e qualquer fã de rock. Melhor álbum do AC/DC na minha opinião. Este é Back in Black!

    ResponderExcluir