quarta-feira, 29 de março de 2017

SCORPIONS - BLACKOUT

     Depois de mudar sua sonoridade com o extraordinário Lovedrive e dar uma sequência muito interessante em Animal Magnetism, o Scorpions passou por poucas e boas antes de lançar o que é hoje um de seus maiores clássicos. Mais especificamente, o vocalista Klaus Meine foi o grande afetado com problemas sérios na garganta. Muitos duvidavam que uma das maiores vozes do Hard Rock conseguiria se recuperar, mas o fato é que ele parecia ter colocado cordas vocais de aço na operação a que foi submetido. O resultado foi um clássico atemporal, e até hoje sua voz está muito melhor do que a de muitos colegas de geração.  
      Blackout tem a marca do que era o Scorpions nos anos 80. Estabelecido com Klaus Meine (vocal), Francis Buchholz (baixo), Herman Rarebell (bateria), Matthias Jabs e  Rudolf Schenker (guitarra), o experimentalismo setentista, maravilhoso é bom lembrar, ficava para trás em detrimento de um Hard Rock bem mais simples e direto como a década pedia. Uma formula que tinha dado tão certo não precisava de mudanças. Dele podemos tirar hinos definitivos como No One Like You, Dynamite e a faixa-título. Não existe fã de Hard Rock nesse universo que não saiba cantar cada uma delas de trás pra frente. Isso já basta para eternizar o trabalho, mas uma audição mais detalhada nos entrega pérolas do porte de Can't Live Without You, You Give Me All I Need, China White e principalmente a extraordinária When the Smoke Is Going Down. Essa em questão para mim é a melhor do disco e uma das 5 melhores de toda a carreira da banda. Aquele tipo de power ballad que o Scorpions sabe fazer como poucos. Um playlist desses nunca poderia ter resultado diferente da fantástica vendagem e consagração definitiva. Naqueles tempos, o Scorpions garantiu participação nos maiores festivais da época e uma turnê para lá de bem sucedida. Era a coroação de uma era fantástica na carreira dos alemães. 
       Depois de 35 anos, Blackout nunca perdeu sua enorme relevância na história do Hard Rock. É um dos discos mais importantes já lançados pelo Scorpions numa era de ouro. A banda ainda viria a lançar outra pérola dois anos depois que atende pelo nome de Love at First Sting, mas isso é conversa para depois. O importante agora é celebrar o eterno legado de um trabalho como Blackout, um daqueles discos base para entendimento de um estilo de música. 

Um comentário:

  1. Se alguém perguntar-me qual é o melhor álbum do Scorpions, eu diria sem pestanejar que é este Blackout, sem dúvidas!

    ResponderExcluir