segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

10 MELHORES DISCOS INTERNACIONAIS DE 2015

   O ano de 2015 viu gigantes do Heavy Metal/Hard Rock mundial em ação no estúdio. Talvez o número de lançamentos tenha sido até maior em anos anteriores, mas todos acertaram a mão - ou pelo menos não erram feio. Exceção feita ao Bon Jovi, que desde 1995 vem jogando sua história no lixo e botou no mercado mais um trabalho péssimo, o saldo foi para lá de positivo. Vamos aos que eu considero os 10 melhores discos internacionais do ano.

10 - The Winery Dogs - Hot Streak
    Depois de lançar um dos melhores discos que escutei recentemente, o Winery Dogs foi quase que obrigado a dar sequência ao trabalho. O 2o não tem o mesmo brilho da estreia, mas quando gente do nível de Richie Kotzen, Billy Sheehan e Mike Portnoy juntam forças, é garantia de ótimos momentos para o ouvinte. Entre excessos de virtuosismo pontuais e um Hard Rock bem elaborado, momentos como Fire,  Devil You Know, Oblivion e Captain Love são de pura expiração, e faz de Hot Streak um disco digno da citação na lista. 


09 - Ghost - Meliora
    Honestamente, até pouco tempo eu não era nem um pouco fã de Ghost. Pelo aspecto visual da banda, sentia uma obrigação de escutar algo mais extremo vindo deles. Bem, como estou sempre disposto a novidades e a entender fenômenos assim, fui ouvir o mais novo trabalho da banda, também por causa de repercussão extremamente positiva que ele teve. Devo dizer que ele me conquistou! É seguramente o melhor trabalho da banda, um disco simplesmente irretocável de um estilo de Rock um tanto quanto original. A qualidade entregue em cada momento mostra uma banda realmente inspirada, fazendo minha opinião mudar em relação a eles, mesmo ainda não me considerando um verdadeiro fã. Mesmo que você não goste, é impossível não citar Meliora entre os melhores discos do ano. 


08 - David Gilmour - Rattle That Lock
   A carreira solo de David Gilmour não é das mais numerosas que se tem noticia, fazendo de seu 4o lançamento de estúdio um verdadeiro fato para a legião de fãs do Pink Floyd. Nós ainda tivemos a dádiva de poder conferir o homem em ação por aqui recentemente, fazendo a devida promoção de seu novo trabalho. Ao meu ver, o disco tem ótimos momentos, entre outros de menor inspiração, mas em geral é muito bom. Músicas como Today, a fantástica In Any Tongue e Faces of Stone fazem valer com sobras a audição. 


07 - Napalm Death -  Apex Predator - Easy Meat
   Um dos poucos gigantes do Metal Extremo mundial a lançar algo novo esse ano, o Napalm Death manteve a tradição - entregando exatamente o que se espera dele. Um caos sonoro para causar destruição por onde passa, mantendo a regularidade. Apex Predator - Easy Meat também apresenta o sempre ácido conteúdo politico nas letras, e seguramente passou com sobras entre os melhores lançamentos do Heavy Metal em 2015. 


06 - Motorhead - Bad Magic
   Só de se recusar a parar, fazendo questão de colocar lançamentos frequentes no mercado, o Motorhead merece todo o crédito. Mesmo para lá de debilitado, Lemmy e sua trupe entregaram aos seus seguidores um belíssimo disco de Rock N'Roll, se destacando entre os lançamentos recentes. Bad Magic inclusive supera seu antecessor, e convenhamos, só por existir já é um baita fato - concebido por alguém que ama o que faz e se recusa a morrer. Emocionante é o mínimo para descreve-lo, ainda mais vendo letras como a de Till the End.


05- Slayer - Repentless
    Depois de inúmeros problemas, que passam da morte de um gênio até a demissão de outro gigante, o Slayer finalmente conseguiu estabilidade suficiente para colocar o sucessor de World Painted Blood no mercado. E o disco não decepciona, como é de praxe quando falamos da banda. Mesmo sem o brilho dos trabalhos anteriores e com alguma faixas desnecessárias, a destruição de sempre é entregue pela ótima formação achada. You Against You e Repentless se destacam, entre outras, como as novas pérolas do Slayer, num dos melhores lançamentos do ano. No mínimo digno do nome gigante que está escrito na capa. 


04 - Faith No More - Sol Invictus
    Depois de anos afastado dos estúdios, o Faith No More chegou em 2015 pronto para reafirmar a sua importância para o Rock N'Roll mundial. Com Sol Invictus, ele se mostrou imprescindível na cena, causando a movimentação esperada de um dos poucos que se destacaram na década de noventa. Superhero,  Motherfucker e  Separation Anxiety são FNM puro, e o disco é a sequência natural para Album of the Year, mesmo com 18 anos de atraso. 


03 - Saxon - Battering Ram
   Como foi incrível colocar play no novo e maravilhoso disco do Saxon para conferir o resultado! A banda que é referência máxima dentro do Heavy Metal mais puro e tradicional lançou mais uma pérola para sua vasta e rica discografia. Transbordando peso e melodia na medida certa, os ingleses provam sua regularidade aqui, e o fato do tempo não ter passado. Impossível não citar com destaque essa maravilha entre os melhores discos do ano!


02- Blind Guardian - Beyond the Red Mirror
    A mais nova maravilha da discografia doa alemães chegou a dividir opiniões. Eu seguramente estou entre os que amaram cada capítulo desse trabalho para lá de inspirado da banda. Beyond the Red Mirror mantém a impressionante regularidade de uma banda que nunca falhou por completo, e entrega aos fãs de Power Metal mais uma saraivada de ótimas músicas. Twilight of the Gods é um clássico, o tempo vai provar, e outras como a épica e sensacional Grand Parade, The Ninth Wave, Prophecies e a espetacular Ashes of Eternity não deixam por menos. Disco realmente muito bom, e de quebra, tivemos a oportunidade de ver a banda em ação por aqui numa apresentação memorável!


01- Iron Maiden - The Book of Souls
   Impossível não colocar essa maravilha no topo do pódio do ano. O Iron Maiden superou todas as expectativas com o maravilhoso The Book of Souls. Tendo como referência Brave New World, escolha óbvia para a comparação de qualquer fã sensato, o disco no mínimo se iguala a ele, superando com sobras seus antecessores. The Empire of the Clouds é  destaque absoluto, seguida pelas também espetaculares If Eternity Should Fail, Speed of Light, Tears of a Clown e The Man of Sorrows. O Iron Maiden colocou no mercado algo digno de seu nome de grandiosidade incalculável! 


Que venha muito mais em 2016 amigos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário