segunda-feira, 14 de abril de 2014

DOIS CLÁSSICOS DE DOIS MONSTROS SAGRADOS EM UM MESMO DIA DE UM ANO HISTÓRICO

  No ano de 1980, muita coisa aconteceu no mundo da música pesada. Bon Scott morreu, e o AC/DC deu a volta por cima lançando um dos discos mais vendidos da história da música. O Led Zeppelin entrava no que seria a sua última turnê, um giro pela Europa. O Queen lançava o espetacular The Game, e o Rush o marcante Permanent Waves. Ozzy Osbourne e Back Sabbath, agora separados, ressurgiam das cinzas lançando simplesmente  Blizzard of Ozz e Heaven And Hell, com as preciosas ajudas de Randy Rhoads e Dio.
  Especialmente na Inglaterra, a coisa tava fervendo. Alem do Sabbath, os outros gigantes da música pesada da rainha lançavam verdadeiros clássicos neste ano. O Def Leppard começava o seu caminho com On Through The Night. O Saxon lançou apenas Wheels Of Steel e Strong Army Of The Law. O Motorhead lançava Ace Of Spades. As outras duas bandas mais conhecidas do Heavy Metal britânico são o tema principal desse post.
  Judas Priest e Iron Maiden estavam em situações bem diferentes neste ano de 1980. O Iron Maiden dava os seus primeiros passos. Steve Harris penava para achar uma formação ideal, e acabou gravando o disco com Dave Murray e Dennis Stratton (substituído no disco seguinte por Adrian Smith) nas guitarras, Clive Burr na bateria e Paul Di'Anno cantando. A banda crescia muito no cenário inglês antes mesmo de lançar o seu disco de estreia, abrindo inclusive alguns shows do Judas Priest e sempre chamando muita atenção. O disco que leva o nome da banda era lançado, com uma venda razoável e uma turnê monumental de divulgação, com shows em alguns dos grandes festivais da época. O disco trazia algumas músicas realmente marcantes, como Iron Maiden, a maravilhosa faixa de abertura Prowler ( Walking through the city, looking oh so pretty, I've just got to find my way...), Phanton Of The Opera (monumental ao vivo), Running Free, a épica Remember Tomorrow e Charlot The Harlot, entre outras maravilhas. Esse pode ser considerado um dos maiores discos de estreia da história, seguramente, além de ser responsável pela abertura de uma sequencia alucinante de clássicos lançados pela banda nos anos seguintes.
  Enquanto o Iron Maiden dava os seus primeiros passos, naquele mesmo 14 de Abril de 1980 o Judas Priest alcançava o topo do Heavy Metal mundial. British Steel é o seu disco de maior sucesso, e para mim o melhor da banda, mesmo sendo considerado por muitos um disco muito comercial. A banda já tinha lançado 5 discos, e tinha um prestigio indiscutível no cenário musical da época. Foi então que a banda deu o salto definitivo, lançando um verdadeiro clássico do Heavy Metal, com 9 hinos do gênero. British Steel é adorado por todos até hoje, e se você nunca se viu cantando mega clássico Breaking The Law, a não menos potente Living After Midnight, e maravilhas como Metal Gods, United, Rapid Fire e Grinder, ainda tem muito o que aprender em termos de Heavy Metal.
  O dia de hoje é um capitulo muito importante daquele ano histórico, por mostrar duas lendas da música pesada mundial em diferentes momentos da sua trajetória de absoluto sucesso em plena forma, cada uma conquistando o mundo a sua maneira. O resultado disso é visto 34 anos depois, onde Judas Priest e Iron Maiden ainda moram no coração de milhares de headbanges ao redor do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário