sexta-feira, 6 de novembro de 2015

KREATOR - COMA OF SOULS

   Os primeiros trabalhos do Kreator - lançados nos anos 80 - ajudaram a definir os rumos do Thrash Metal mundial, causando um impacto que ia muito além das fronteiras da Alemanha. Depois de quatro discos irretocáveis, Coma of Sous chega como o que é para mim o ponto máximo na trajetória dessa banda maravilhosa, uma sequência natural de tudo que foi feito entre  Endless Pain e  Extreme Aggression. Coloco o disco em questão - empatado com Pleasure To Kill - no posto de obra definitiva do Kreator. 
   Desde a sujeira maravilhosa apresentada no primeiro trabalho, a produção vem ficando mais consistente a cada disco, chegando aqui no auge nesse aspecto. Coma Of Souls apresenta 10 Thrashs esplendorosos, com toques corretos de cadência em certos momentos, o que apresenta ainda mais consistência ao disco. Em Mental Slavery - faixa de 5 minutos que encerra o trabalho - vemos um ritmo acertadamente mais arrastado em relação a petardos tradicionais, encerrando de maneira épica e estrategicamente pesada um grande trabalho. Quando o assunto é o disco como um todo, impossível não dar destaque absoluto aos hinos máximos que ele apresenta. People Of The Lie é para mim a música definitiva na carreira de Mille Petrozza e cia. Começando com um dos riffs definitivos do Thrash, e depois apresentando uma disputa fantástica de riffs e solos precisos de Mille e Frank Blackfire - "reforço" que a banda buscou no Sodom - a música é simplesmente irretocável. O papel do líder na letra e linha vocal também é sensacional aqui, fazendo de People Of The Lie uma música perfeita de Thrash Metal. Poderia falar por horas dessa maravilha, mas seguindo na linha do disco, outro hino que merece destaque é a faixa-título. Essa se aproxima mais do caos sonoro tradicional da banda, sempre presente em seus trabalhos mais relevantes. Outra música onde a dupla das seis cordas tem um desempenho simplesmente fantástico. Rob Fioretti (baixo) e Jürgen Reil (bateria) também não deixam por menos. Outros sons. como Agents of Brutality, com um toque de Death Metal no andamento, When the Sun Burns Red, a clássica Terror Zone e a maravilha thrasheira Material World Paranoia também tem a obrigação de ser degustada por qualquer thrasher que se preze, assim como cada segundo presente nesse trabalho. 
   Coma of Sous encerra a fase mais brilhante da carreira do Kreator. Nos trabalhos seguintes, que marcariam os anos 90 da banda, veio um experimentalismo para qual muitos fãs torcem o nariz, com uma certa dose de razão é bom reforçar. Nos anos 2000, a partir do ótimo Violent Revolution, a banda seguiu com o som que o consagrou numa fantástica sequência de lançamentos responsáveis por um novo gás que transformou os germânicos numa banda do presente, e não somente lembrada pelo passado glorioso. Mesmo assim, todos olham para o que foi feito até a coroação definitiva de Coma of Souls com um carinho especial. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário