quinta-feira, 5 de novembro de 2015

ROLLING STONES: DATA MARCADA PARA A DESPEDIDA DE UM GIGANTE!

   Quando os shows do Rolling Stones foram acertados, tendo sua confirmação na tarde de hoje, foi inevitável fazer uma viagem de 10 anos no tempo. No histórico show de 2006, que por uma diferença de DOIS DIAS não aconteceu exatos 10 anos antes da apresentação marcada agora para o Maracanã, dei alguns dos meus primeiros passos no mundo do Rock N'Roll. Cerca de 1 milhão de pessoas se espremeram nas areias da Praia de Copacabana no maior show de Rock da história, e com 13 anos na época, eu era uma delas. Consegui ver a banda ao lado do meu pai numa distância razoável, sendo uma apresentação que lembro com carinho até hoje. Já ali, os Rolling Stones estarem ainda em cima do palco era um verdadeiro milagre, e um retorno 10 anos depois contraria a lógica de maneira estupenda. 
   Andando esses 10 anos, e chegando em fevereiro de 2016, muito aconteceu na minha vida, mas na carreira de uma das maiores bandas da história esse período foi apenas um breve capítulo. A história do estilo que tanto amamos se confunde com a da banda, presente dos primórdios ao presente de maneira ininterrupta. Em 2006, eles divulgavam A Bigger Bang, que ainda não tem um sucessor, e ao que tudo indica será o derradeiro. Ninguém é louco de exigir mais de uma banda com uma discografia tão extensa, que ainda inclui vários singles fundamentais. Pinçar cerca de 20 num universo desses é muito pouco, mas qualquer mostra é preciosa. 
   Passar por uma história de 50 anos repleta de clássicos eternos e toda forma imaginável de abuso é tarefa quase impossível, e em pleno 2015 ainda estar no palco merece estudo. Durante todo esse tempo, foram duas mudanças de guitarristas, fora a saída de um baixista substituído por um músico contratado, e basicamente só. Desde 1976, esse quarteto está lá, e pretende continuar até alguém morrer. De um tempo para cá, os shows foram pontuais, espaçados e marcados por senhores na plenitude da forma.
   A tour brasileira mesmo já foi adiada algumas vezes, devido a morte da namorada de Jagger, crises na Argentina e Brasil, entre outros motivos. Com cerca de dois anos de atraso, agora ela é realidade. Imaginar uma turnê futura nessas terras é muito complicado nesse momento, o que faz dos shows em fevereiro uma bela despedida de uma lenda do estilo. Muito obrigado por tudo Rolling Stones, meu eterno amor, nos vemos no Maracanã no 20 de fevereiro próximo, um dia que lembrarei até a morte!


Nenhum comentário:

Postar um comentário