sexta-feira, 3 de abril de 2015

HEAVY METAL BRASILEIRO REPRESENTADO NUMA DAS MAIORES BANDAS DO MUNDO

   Há tempos queria escrever aqui sobre a atual situação do Megadeth, apenas esperando o desfecho da novela que se tornou a saída de Broderick e Drover e suas respectivas substituições. A demora foi grande para tanto, e muito se especulou, sendo que o final foi totalmente imprevisível, e um tanto quanto positivo. Esse tipo de situação sempre é um mistério para o grande público, que nunca saberá na real o que motivou uma troca de integrantes de uma banda. O que sabemos é que muita coisa aconteceu nos bastidores, e a escolha de Chris Adler e Kiko Loureiro chocou o mundo do metal. 
   As decisões são palpitantes, e vários tópicos devem ser abordados. Uma coisa que me chamou atenção, não de hoje, foi a decisão por nomes já consagrados que atuam em bandas de sucesso para os postos. Tal escolha não foi novidade, e evidencia as mudanças no mercado atual. Ao menos que eu me lembre agora, isso é algo novo na música. O fato do mercado ter mudado muito com os downloads, fazendo com que os artistas do espetáculo ganhem quase que exclusivamente com shows, fez com que eles se reinventassem. Talvez o caso mais emblemático seja o da lenda Gary Holt, que atualmente se desdobra entre Exodus e Slayer, duas verdadeiras entidades do Thrash Metal. No próprio Exodus, vemos algo parecido com sua "dupla" Lee Altus, que ainda mantém o fundamental Heathen vivo. Agora outros dois nomes vão se desdobrar entre duas bandas de sucesso. 
   Por serem nomes consagrados, a desconfiança que poderia pairar no ar em caso de um novato cai por terra, e sabemos que o resultado pode ser positivo. O Angra, curiosamente, já vive tal situação com seu atual vocalista, o que poderá fazer com que a situação vivida pelo guitarrista, que sempre foi a alma da banda, seja mais facilmente contornada. 
   O resultado das entradas será visto na prática em breve, quando o novo trabalho sair, mas recebi com ótimos olhos a novidade. Chris Adler é um ótimo baterista, numa banda que representa muito bem a atual cena metálica mundial, sendo uma das mais importantes. Honestamente, o Lamb of God nunca foi uma banda que eu acompanhei de perto, mas sua força é inegável, o que mostra a escolha acertada. No outro caso, eu posso falar bem melhor.
   De fato, a escolha de Kiko Loureiro chocou o mundo, principalmente pelos estilos bem diferentes de Angra e Megadeth. Na prática, sabemos que o bom musico se adapta com facilidade as mudanças. Essa escolha, no entanto, é muito significativa para o Brasil. 
    O que mais impressiona é a força que o Heavy Metal brasileiro tem no cenário mundial. Quando veio a confirmação, voltei 22 anos no tempo, diretamente para 1993. Dez anos depois do Stress dar o pontapé inicial no estilo por aqui, sendo seguido por gente como Dorsal Atlântica, Salario Mínimo, Harppia, Metalmorphose, Azul Limão e tantos outros. A coisa aconteceu, e naquele ano o estilo vivia o seu auge, capitaneado pelo Sepultura, que já era uma das maiores bandas do mundo. Nomes como Sarcófago, Ratos de Porão e Vulcano também conquistavam um respeito mundial, e o Angra dava o seu 1o glorioso passo para tanto, o fenomenal Angels Cry. O choque pela qualidade diferenciada da banda foi enorme, e o mundo conheceria mais um gigante da nossa terra. O tempo passou, e esses nomes ganharam o reforço de Torture Squad, Krisiun e Angra, entre outros, e em 2015 o Brasil é ainda um país muito forte na música pesada. Prova disso é a escalação de Angra e Sepultura, bem diferentes daqueles de 93, mais ainda muito relevantes, para o Wacken de 2015. Muito por isso, o líder Mustaine viu em Kiko, com todos os méritos, o nome para assumir o posto de guitarrista do Megadeth, indiscutivelmente uma das maiores bandas da história do Heavy Metal. 
    O desdobramento, ao meu ver, será muito positivo para o Angra, e por consequência, para a cena como um todo. Com Angra e Sepultura em evidência, a coisa anda bem para nós, e um futuro glorioso para novas bandas como Lacerated And Carbonized e Violator fica cada vez mais verdadeiro. O Medadeth agora tem um grande guitarrista, e não vejo como o nosso tão amado Angra pode sair na pior dessa. Agora é dar tempo ao tempo, e ao menos para mim, comemorar muito essa noticia. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário