domingo, 10 de julho de 2016

SHOW DO TORTURE SQUAD - ROCK EXPERIENCE - RIO DE JANEIRO

    Mais uma vez a Be Magic ajuda a escrever a história do Heavy Metal brasileiro no Rio de Janeiro. Depois de muito tempo ausente em terras cariocas, o Torture Saqud chega para tirar o atraso apresentando sua nova formação e o EP Return of Evil. A grande novidade era a vocalista Mayara Puertas - que já vale dizer -, fez um papel maravilhoso. O guitarrista Rene Simionato é a outra novidade precisa. Seja como for, a noite prometia ser histórica nos embalos de uma das bandas mais importantes dos últimos 25 anos, baluarte da 2a safra nacional. E de fato foi. 
     A noite teria três aberturas, mas com o cancelamento em cima do grande Blasthrash, ficamos com duas. Redentor começou os trabalhos numa mistura autodefinida de Stoner, Thrash e Groove Metal. De fato o som deles promove certa viagem, mas a semelhança física do vocalista Kirk com Phil Anselmo acaba chamando mais atenção. Com direito a homenagem ao Sepultura em forma do hino Territory, vimos uma abertura eficiente para uma noite que prometia.
     O 2o ato ficou por conta do Savant. Um show ao meu ver irretocável, cumprindo com categoria o papel de aquecer os motores para uma banda do tamanho do Torture Squad. Com seu segundo disco saindo do forno agora, a banda apresenta um Thrash Metal muito bem tocado em sons como No Hope, Evidence Elimination e Serial Killer - faixa-título do novo trabalho. Enfim, banda promissora na cena!
     Chega então a grande hora. O público é bom, mas honestamente, esperava casa ainda mais cheia para uma banda desse tamanho - é bom dizer que num preço aceitável, casa ótima e época de seca de shows. Seja como for, quem lá estava botou fogo na pista do 1o ao último minuto. A brincadeira começa com a faixa-título do novo EP. Os novatos são postos a prova e mostram porque Castor e Amílcar os convidaram. Do baterista, não tem como deixar de citar o show a parte que ele promove. Um kit que chama atenção desde que foi "descoberto" antes do show mal cabe no acanhado palco. Vê-lo de tão perto é assustador, e o que esse homem promove nele ao longo do set é uma verdadeira aula de bateria com a excelência do instrumento no país. Não são poucos que consideram Amilcar o batera mais técnico do país, é bom lembrar. 
      De volta ao set, uma Mayara endiabrada como Front"woman" esbanja categoria em Pull The Trigger - 1a lembrança do sensacional Esquadrão da Tortura, um disco fundamental também para o momento do país. Raise Your Horns, grande momento do mais que clássico Æquilibrium, causa uma verdadeira devastação no lugar. O hino Horror And Torture não deixa por menos, naquela que talvez seja a maior música da banda. Swallow Your Reality volta pro presente muito bem, abrindo espaço para Convulsion, do 2o disco da banda, Asylum of Shadows. Abduction was the Case é outro clássico presente nessa viagem pela história da banda. No Escape From Hell não deixa por menos, mostrando a importância de Esquadrão da Tortura. Dreadful Lies volta ao primeirão Shivering. Mayara fala o mínimo possível, sem deixar de ser extremamente simpática, como todo bom líder de banda deve ser. Living For the Kill é outra que não poderia faltar numa noite assim. The Unholy Spell e Chaos Corporation encerram a parte regular. O público pede mais, e a banda atende com a música que realmente faltava para fechar a noite, o hino Pandemonium. 
     Foi a deixa para encerrar com classe uma grande noite de Thrash/Death Metal com uma banda que estava precisando passar pela cidade há tempos. Quem estava lá saiu de alma lavada depois do caminhão do esquadrão da tortura atropelar quem se meteu na sua frente. Pontos para a Be Magic, mais uma noite histórica do Heavy Metal brasileiro no Rio de Janeiro! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário