sexta-feira, 21 de novembro de 2014

SYSTEM OF A DOWN-MODERNO E ORIGINAL, SEM DEIXAR DE SER BOM

   Como o Rock in Rio é o evento musical de maior relevância no Brasil, sempre deixando um espaço fundamental para o Rock N'Roll e Heavy Metal na sua programação, farei analises sobre as atrações do gênero a serem anunciadas, contando a vocês o que espero das suas apresentações. Como o System of a Down foi a primeira banda de Rock anunciada para 2015, vamos a eles.
   A banda liderada por Serj Tankian e Daron Malakian surgiu na geração que considero a pior da história do Heavy Metal. No final dos anos 90, início do 2000, pipocavam lixos do chamado New Metal fazendo sucesso mundial, como Korn, Limp Bizkit, Linkin Park e Slipknot (apesar de detestar a banda, estão muito acima dos "companheiros", consigo entender quem gosta e até respeito o seu estilo, apenas não faz minha cabeça). Nesta mesma época, surgiu o System of a Down, que injustamente foi jogado no mesmo grupo de seus companheiros de geração, mas a comparação é totalmente desigual. 
   O som da banda é totalmente diferente de tudo já feito anteriormente, com forte influência da música folk da Armênia, Jazz, Blues, e diretamente do Faith no More, mas sem o objetivo de copiar a música de Mike Patton e cia. Como a originalidade é o segredo do sucesso, não deu outra, e o System estourou. Mesmo com toda esta mistura em um único som, o Metal praticado por eles é de ótima qualidade, sem seguir claramente nenhuma das vertentes, soando moderno, e ainda assim com indiscutível bom gosto, algo que nenhuma das bandas surgidas nesse século conseguiu fazer. 
   No Brasil, a banda é amada, e isso ficou provado na espetacular apresentação do System of a Down em 2011 no mesmo festival. Esta foi a única turnê deles por aqui, fazendo com que o retorno 4 anos depois seja muito aguardado. Eles não trazem nada de novo em sua curta discografia, com apenas 5 discos, mas o que já existe na bagagem pode proporcionar um grande show de Rock.
   Uma exceção que confirma a regra, a única grande banda que alcançou o estrelato numa geração pobre musicalmente, seguramente fará um show ótimo para sua legião de fãs brasileiros. Existe como soar moderno, diferenciado, e com muita qualidade no cenário da música pesada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário