sexta-feira, 12 de agosto de 2016

METALLICA - BLACK ALBUM

    Voltando 25 anos no tempo, o Metallica já tinha passado pela maior provação da sua carreira. O genial Cliff Burton faleceu numa tragédia na estrada, isso com a banda no auge criativo e em plena ascensão profissional. A perda foi superada - obviamente na medida do possível - com mais um grande lançamento e Jason Newsted no baixo. Mesmo nunca tendo sido plenamente aceito como membro do Metallica, a banda estava de pé. Era hora do auge comercial, e ele veio com "Metallica", ou como ele é conhecido mundialmente, Black Album. 
      O já gigante do Heavy Metal se uniu ao consagrado produtor Bob Rock a fim de ultrapassar todas as barreiras de um estilo. Fazendo concessões impensáveis nos primeiros dias - como o videoclipe de One no disco anterior por exemplo - era hora de em bom português, deixar o som mais acessível e comercial. Com isso a banda feriu de morte alguns dos mais antigos seguidores, mas chegou em um tamanho absurdo.  Com o Black Album, o Metallica não era mais um gigante só do Heavy Metal, mas um gigante do Rock - o que significa um saldo de estádios lotados até hoje, mesmo sem mais nenhum grande clássico lançado. Com os números até hoje assustadores, as contas estavam pagas.
    Mesmo mais acessível, Black Album é um trabalho irrepreensível para qualquer detrator. Hits do tamanho de Enter Sandman - com seu riff se tornando um dos mais clássicos da história -, a magnífica power-ballad The Unforgiven, a emocionante Nothing Else Matters, a pedrada Sad But True - com um toque de ironia sendo sempre apresentada nos shows com referência ao "peso" - e a épica Wherever I May Roam levaram o Metallica às massas. Já era o suficiente, mas para quem gosta de pesquisar o trabalho com profundidade, não faltam outros grandes momentos. My Friend of Misery é uma das minhas preferidas em toda história da banda, com um contorno simplesmente sensacional que infelizmente se perdeu em meio aos hits - sendo assim um eterno lado b. O lado mais pesado da banda está lá nas fantásticas Holier Than Thou, Through the Never, Of Wolf and Man e Don't Tread on Me. Sim amigos, longe do Thrash Metal do começo, mas ainda assim algo maravilhoso de uma banda que ficou conhecida por mudanças ao longo de sua história. The God That Failed, uma música pessoal de James Hetfield lembrando de como as orações não salvaram a vida da sua mãe sem tratamento, é outra obra fantástica e original daqui. 
     Naquele momento, James Hetfield, Lars Ulrich, Kirk Hammet e Jason Newsted chegavam num auge que os garotos que gravaram Kil Em All com ódio nos olhos não poderiam imaginar nem em seus melhores sonhos. Muito se fala sobre se isso seria permitido com Cliff Burton lá - na verdade isso é dito desde o 1o clipe e se agravando com tudo que viria depois. Discussões que não passam de achismo, mas o certo é que de algum lugar, o Hippie do Metal estava muito orgulhoso do feito dos amigos em honrar eternamente sua memória.


Nenhum comentário:

Postar um comentário