quarta-feira, 24 de agosto de 2016

ROLLING STONES - TATTOO YOU

     Há 35 anos, os Rolling Stones lançaram um clássico que podemos considerar inusitado. A banda começava a era das grandes turnês em estádio com enorme produção, estando a frente de tudo no cenário do Rock mundial. Já gigante e com alguns clássicos, vinha de dois ótimos lançamentos - Some Girls e Emotional Rescue. Então basicamente para ter um "motivo para excursionar" e dar sequência a grande fase que vivia, eles arrumaram às pressas um catadão de sobras de composições setentistas. Nunca na história da música algo com tal origem foi tão bem sucedido.  
     A formação que continua de pé até hoje, com a inclusão do baixista Bill Wyman, sem maiores intenções acabou lançando um dos discos mais importantes da história do Rock. Uma música basta para defini-lo, e ela se chama  Start Me Up. Um dos hinos definitivos dos Stones foi recuperada do bau, e desde então quando Keith Richards e Ronnie Wood iniciam seu riff magnífico, qualquer estádio vem abaixo. Ela impulsionou as vendas, mas o disco tem muito mais - vale dizer que tem um pouco de tudo que a banda tem a oferecer de melhor. Waiting on a Friend é uma das baladas mais lindas da história do Rock, e com seu clipe igualmente ótimo na frente do prédio da capa Physical Graffiti do Led Zeppelin ela ficou ainda mais legal. Rockões a moda da banda como Hang Fire e Little T&A, ao lado de baladas únicas como Worried About You - ouvida por quem foi no 1o show de São Paulo esse ano - e No Use in Crying são outros momentos simplesmente indispensáveis. Na verdade mesmo, o disco por inteiro é indispensável. 
      Podemos considerar Tattoo You o último grande clássico dos Stones, mesmo com coisas ótimas como Steel Wheels e Bridges to Babylon saindo depois. A banda remanescente de uma era gloriosa do Rock chegava duas décadas depois ainda no auge, mesmo com muita coisa diferente surgindo nesse meio tempo. O inesperado clássico fez da turnê algo ainda maior do que se esperava. Um bom momento antes da guerra que estava para começar, carinhosamente apelidada por Richars como a "3a guerra mundial", onde o relacionamento entre ele e Jagger era péssimo e o nível dos discos caiu consideravelmente. Papo para depois, hoje é dia de celebrar Tattoo You! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário