sexta-feira, 22 de novembro de 2013

BEATLES-50 ANOS DE WITH THE BEATLES, 45 DE WHITE ALBUM

O dia de hoje é muito importante na história dos 4 meninos de Liverpool. Há 50 anos, uma das maiores (se não a maior) banda de rock de todos os tempos lançava o seu magnífico 2o disco, With The Beatles, e há 45 anos, o chamado White Album, tido por muitos como um dos maiores lançamentos da banda e de todos os tempos. Como se trata de dois discos absurdos, farei aqui uma breve resenha de ambos.
Depois do ótimo 1o disco, a banda resolveu manter a formula. Sete musicas próprias e seis covers de seus artistas preferidos. As covers foram  escolhidas de forma precisa, com destaque para Till There I Was You, de Meredith Willson. As músicas próprias são todas simples e espetaculares. Rock sempre muito bem feito, de no máximo 3 minutos, com refrão que gruda na sua cabeça. A formula dos grandes sucessos dos Beatles. Um dos maiores clássicos da banda esta presente aqui, a maravilhosa All My Loving, obrigatória em todos os show de Paul McCartney até hoje. A música já começa cantada, e é praticamente toda um refrão. Se torna impossível ouvi-la sem cantar junto cada verso. A música que abre o trabalho, It Won't Be Long(YE,ye,YE,ye) é outro destaque. Mais uma música de uma maravilhosa simplicidade, que faz todos cantarem juntos, já que a letra é um chamado. A balada cantada acompanhada basicamente por um violão All I've Got To Do emociona qualquer um! Alem desses destaques, Don't Bother Me, Litle Child, Hold Me Tight, I Wanna Be Your Man(também lançada pelos Rolling Stones) e Not A Second Time também tem uma qualidade única e indiscutível. Um grande trabalho, que continuava a colocar os Beatles no caminho para o topo do universo.

O chamado ''disco branco'' dos Beatles foi lançado em 1968, depois do magistral Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band e da trilha sonora do filme Magical Mystery Tour. O Álbum Branco divide com o Sgt. Pepper's, Revolver, Abbey Road e Let It Be(banda gigante é assim) o título de maior lançamento dos Beatles. A maior parte das musicas foi feita na India, enquanto a banda ''meditava transcendentalmente''. O álbum tem ''apenas'' 22 canções, sendo aberto pelo maravilhoso Rock , Back in the U.S.S.R. exaltando as ''qualidades'' da União Soviética. A grande balada Dear Prudence da sequência ao espetáculo. A por alguns criticada Ob-La-Di, Ob-La-Da, mas clássica mesmo assim, e a espetacular While My Guitar Gently Weeps se destacam no 1o disco. O 2o mantém o altíssimo nível. O piano maravilhoso de Martha My Dear abre os trabalhos, seguida por outra maravilhosa balada, I'm So Tired. A espetacular baldada Black Bird, uma das mais simples e maravilhosas músicas de todos os tempos vem em seguida. Essa é o tipo da música feita para você purificar a alma e se sentir melhor a cada vez que escuta o som. O ''Rock N'Roll  pauleira'' Helter Skelter, a música mais pesada feita até então, Revolution 1 e 9, Birthiday e Good Night são os destaques desse álbum, mas cada música vale a pena ser escutada atentamente. Ringo,Lennon,McCartney e Harrison estavam inspirados, como em cada minuto dos Beatles reunidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário